As cinco redes sociais mais famosas do mundo

Já pensou se a sua plataforma preferida é também a de milhões de outras pessoas no mundo todo ou você nem usa mais uma rede social que ainda é muito famosa?

Por: Ingrid Ferraz e Luiza Lacerda

Curtir, comentar e compartilhar… Quem nunca fez isso em uma rede social? As plataformas sociais fazem parte da rotina de grande parte da população mundial. Nas redes, é permitida a conexão entre pessoas e empresas. Nesse espaço de comunicação, é possível encontrar entretenimento, criar relacionamento, conteúdos, trabalhar com marketing e negócios.

O site Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, classificou em seu estudo “Redes sociais mais populares em todo o mundo em abril de 2021, por números de usuários ativos” as plataformas mais utilizadas. O primeiro lugar surpreende aqueles que pensavam que o Facebook estava esquecido.

Estima-se que até 2025 os sites de redes sociais alcancem 4,41 bilhões de usuários, e esse número tende a crescer. O mercado está trabalhando para melhorar a qualidade dos produtos oferecidos, estudando a fim de entender as novas demandas. Conheça cinco das redes sociais mais famosas e usadas em todo o mundo.

(GIF: Giphy | Reprodução)

Ele não foi esquecido e está mais vivo do que nunca. Líder de mercado, o Facebook foi o primeiro a ultrapassar um bilhão de contas registradas, e atualmente tem mais de 2,79 bilhões de usuários ativos mensalmente. A empresa criada por Mark Zuckerberg possui quatro das maiores plataformas de mídia social, sendo elas o Facebook como a principal, WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram.

O Facebook permite que o usuário crie um perfil para poder compartilhar conteúdos, fazer lives e conversar com amigos. Os grupos são um espaço onde as pessoas podem se divertir, trocar experiências, vender produtos, partilhar conhecimentos e estudar.

(GIF: Giphy | Reprodução)

Responsável pela revelação de muitos Youtubers, criadores de conteúdo digital para a plataforma, o YouTube é a segunda rede mais usada. Segundo dados fornecidos pelo próprio site, a rede ultrapassa dois bilhões de usuários, que é quase um terço dos usuários da internet.

Está presente em mais de 100 países e tem 80 idiomas diferentes, oferecendo canais com variados assuntos para todas as preferências. Nele, o internauta tem a opção de criar um canal para produzir materiais e divulgar na plataforma, podendo até monetizar com o vídeo.


(GIF: Giphy | Reprodução)

“Bom dia, grupo!” com certeza você já viu essa mensagem em algum lugar, e provavelmente esse lugar se chama Whatsapp. Nosso queridinho para trocar conversas, aturar grupos de família e mandar áudios gigantescos para os friends, que agora está com uma novidade de poder acelerar até duas vezes o áudio, ótimo para pessoas ansiosas.

Fundado em 2009, a terceira rede social mais usada, de acordo com a pesquisa do Statista, traz todos os anos diversas novidades, funcionalidades e atualizações. Além de enviar mensagens, os usuários podem enviar fotos, encher os amigos de gifs e figurinhas divertidas, compartilhar a localização em tempo real para quem você quiser, atualizar o status todos os dias e fazer videochamadas.


(GIF: Giphy | Reprodução)

Quem aí ainda usa Facebook Messenger? O esquecido no rolê, pelo menos aqui no Brasil, ficou em quarto lugar na lista das redes sociais mais usadas no mundo. Isso mesmo, o aplicativo de bate-papo ainda é muito usado hoje em dia e apresenta recursos interessantes para os usuários. Por mais que o Facebook seja o protagonista das redes no mundo, o Facebook Messenger não emplacou com tanta força, ficando atrás do Whatsapp no ranking.

Os recursos mais legais: fazer chamadas de vídeo e voz (igual ao Whatsapp), compartilhar localização, as empresas podem usar chatbots, ou seja, robôs com inteligência artificial para conversar com os usuários, colocar efeitos de realidade aumentada nas conversas, personalizar chats, fazer pagamentos — enviando dinheiro para quem desejar -, assistir vídeos com os amigos e a integração entre as mensagens do Instagram com o Messenger.


(GIF: Giphy | Reprodução)

Agora o polêmico aplicativo, que de acordo com o head do Instagram, Adam Mosseri, “Instagram não é mais um app para compartilhar fotos”. A mídia social ficou em quinto lugar dentre as mais usadas no mundo, com mais de um bilhão de usuários ativos.

Transformando-se cada vez mais em uma plataforma de entretenimento, a rede social está focada, principalmente, em vídeos e lives. Em 2021, fomos recheados de novidades, transmissões ao vivo com até quatro participantes, limitação entre adultos e adolescentes, função remix no reels, retomada de informações sobre o número de curtidas — a critério do usuário — e compartilhar tweets nos stories, entre outros. Tá bom, ou quer mais?

A verdade é que o Instagram já anunciou atualizações para este ano e só precisamos esperar pelos detalhes.

Descubra algumas curiosidades sobre as redes sociais no mundo:


(GIF: Giphy | Reprodução)


E o TikTok não entra nessa lista? Apesar de ser um grande sucesso que vem movimentando milhares de usuários e influenciadores pelo mundo, a rede social ficou em sétimo lugar no ranking das redes sociais mais populares, de acordo com a pesquisa do site Statista. O aplicativo de mídia social e compartilhamento de vídeo teve um crescimento rápido, tornando-se uma febre entre os jovens.


(GIF: Giphy | Reprodução)

Quem achou que o Snapchat estava esquecido, nada disso! A famosa plataforma que nos enlouqueceu com o filtro de cachorrinho, ainda está na ativa. Segundo o Snapchat, o aplicativo alcançou 500 milhões de usuários ativos por mês em 2021. O próprio CEO da plataforma, Evan Spiege, afirmou que em países como Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda e França, a rede social conseguiu atingir 90% dos jovens de 13 a 24 anos. Surpresos? Pois eu estou.



Comentários

Postagens mais visitadas